Blog

Quais são os critérios de elegibilidade? Como saber se você pode participar do Desafio?

21/02/2020

Para organizar o Desafio e garantir sua boa execução, estabelecemos o perfil dos projetos que buscamos e alguns critérios que definem quais Instituições de Ensino podem enviar propostas e com o que o aluno/professor deve se comprometer desde o início.

  • Buscamos iniciativas que estejam em sintonia com os princípios, valores e demais pressupostos do Desafio (consulte no regulamento)
  • As propostas devem ser em grupos compostos de pelo menos um professor e dois alunos de instituições de ensino superior (IES) públicas ou privadas, de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológicos)

Em se tratando da IES e do curso que estará liderando o projeto, os critérios mínimos de qualidade são:

  • Instituição: é necessário que tenha Conceito Institucional (CI) igual ou superior a 3 na mais recente avaliação do MEC e não tenha passado por processo de supervisão do MEC nos últimos 2 anos
  • Curso em que o docente responsável dá aulas: é necessário que o Conceito de Curso (CC) seja igual ou superior a 3 na mais recente avaliação do MEC
  • Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais: que não aderem ao sistema federal de ensino, deverão apresentar padrões de qualidade acadêmica equivalentes segundo seu sistema de avaliação local

 

Fizemos isso para garantir que os projetos sejam adequadamente implementados. No caso de instituições de ensino sob supervisão, ou com notas baixas, entendemos que o foco da mesma está em melhorar as condições básicas de ensino para continuar existindo – ou seja, não haveria tempo e foco em realizar projetos novos nesse momento. 

Além disso, esperamos que haja comprometimento da Instituição de Ensino com a continuidade da iniciativa e por isso solicitamos que algum dirigente (coordenador do seu curso, diretor da faculdade, reitor etc) esteja ciente e de acordo com a inscrição. 

As propostas devem ser implementadas no semestre subsequente ao do anúncio dos vencedores – tanto para ideias novas, quanto para projetos que já existam e que propuseram uma ampliação de escopo. 

Por fim, mas não menos importante, as equipes vencedoras deverão assinar um Termo de Anuência para que o registro de tudo o que for produzido no âmbito do Desafio Universitário seja de domínio público, sob licença de origem registrada (link para Creative Commons – https://br.creativecommons.org/), permitindo que outros adaptem e criem a partir deste registro para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito e licenciando as novas criações sob termos idênticos. 

Isso é importante para possibilitar que outros professores e alunos tenham acesso às informações de seu projeto e possam implementá-lo também. Dessa forma, buscamos garantir o efeito multiplicador deste Desafio, ampliando sua abrangência e impacto.

Leituras relacionadas

Remodal