Blog

GEPEI Responde

13/04/2020

GEPEI Responde é uma ação realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – GEPEI, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, localizada na cidade de Santarém. Esse grupo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e também ao curso de Pedagogia. As ações e pesquisas desenvolvidas pelo GEPEI visam contribuir para a construção da qualidade na Educação Infantil, pensando no desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças de 0 a 5 anos. As atividades realizadas têm repercussões sociais, especialmente no que se refere a oferecer ao poder público um banco de dados que pode subsidiar as políticas públicas na área, como no caso da realização da pesquisa “Caracterização das instituições de Educação Infantil da Região Oeste do Pará”, que buscou atender o que está expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para esta modalidade. Além disso, o grupo visa fortalecer os estudos voltados à Educação Infantil no âmbito da universidade através da realização de grupos de estudos quinzenais com acadêmicos da UFOPA. O grupo também apoia ações relacionadas à formação docente e já contribuiu com o cursos de Extensão e Pós-Graduação, como é o caso do projeto GEPEI Responde. Também atua na realização de seminários e do Cine Pipoca, uma sessão de cineclube com vídeos e filmes relacionados à temática da primeira infância. Com a realização do Projeto se pretendeu estabelecer uma parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com a finalidade de aprofundar a discussão e questionamentos sobre o desenvolvimento do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos.

Quais eram os atores envolvidos e qual o papel de cada um?

Apenas alunos da área da Educação estão envolvidos na organização do Projeto, mas profissionais de cursos como psicologia e letras são eventualmente acionados para tirar dúvidas. O Grupo é integrado por uma média de 25 alunos de graduação e pós graduação e se organiza da seguinte forma: uma comissão colegiada integrada pela coordenadora e outros três alunos, e comissões nas quais os alunos são divididos, entre as quais estão GEPEI Responde, Cine Pipoca, secretariado e divulgação. As atividades no GEPEI envolvem dedicação de 12h semanais por parte dos alunos integrantes. O grupo também tem encontros quinzenais em que os alunos se dividem para coordenar os estudos, e um plantão pedagógico, em que todos os dias os participantes estão na sala do grupo para estudar e tirar dúvidas dos que procuram saber mais sobre assuntos referentes à infância e à educação infantil. A UFOPA não destina recursos específicos para as ações do GEPEI, mas o Programa de Pós-Graduação da Universidade apoia indiretamente, por meio da concessão de bolsas aos alunos participantes e a compra de passagens e o pagamento de diárias para que profissionais da educação infantil possam participar dos eventos.

Como se deu o planejamento e a execução das atividades?

O planejamento das ações é feito pela coordenadora do Grupo, em parceria com os alunos e alunas integrantes.

Quais os resultados alcançados?

O GEPEI Responde produziu 14 vídeos, teve 285 inscritos em seu canal no Youtube e 11.630 visualizações de vídeos. No último seminário realizado pelo grupo mais de 800 pessoas estiveram presentes, entre professores das redes municipais da Região Oeste do Para, estudantes e profissionais de diversas áreas.

Quais foram as lições aprendidas?

De acordo com Sinara Almeida, coordenadora: “O trabalho com o grupo é o mais importante de todos os que desenvolvo. Creio que temos aprendido muito, tanto no âmbito profissional, como intelectual e pessoal. Temos aprendido a estudar (organizar as leituras, se concentrar, escrever, fazer resumos, elaborar slides, falar em público etc); aprendido sobre o desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico Cultural; aprendido a organizar eventos muito interessantes; aprendido a dialogar e se colocar no lugar do outro, a ouvir mais, a detectar dificuldades nas práticas docentes e a pensar em formas de superá-las, conciliando teoria e prática… enfim, aprendemos a ser gente! Nos humanizamos e nos sensibilizamos a cada encontro, com certeza.”

Leituras relacionadas

Remodal