Blog

Como o meu projeto será avaliado?

31/03/2020

Esperamos receber muitos e muitos projetos interessantes neste Desafio! 

Vamos nos esforçar bastante para isso e contamos com seu apoio para divulgar a ideia para seus amigos e professores. 

Para definir como avaliar todos esses projetos, nós listamos o que gostaríamos que eles promovessem nas comunidades onde as IES estão inseridas, e na sociedade brasileira como um todo. Com isso, chegamos nos critérios que apresentamos abaixo:

  • Critério 1: Capacidade de promover a interdisciplinaridade (peso 25%)

Acreditamos que um projeto que envolva disciplinas e/ou cursos diferentes consegue oferecer uma solução mais sistêmica para qualquer problema. Por isso, serão valorizadas as propostas que envolverem mais de um curso de graduação, prioritariamente, ou aquelas que envolverem diversas disciplinas dentro de um mesmo curso. Quando for fazer sua inscrição, busque deixar claro como cada campo de saber vai agregar para que o resultado do projeto seja mais efetivo.

  • Critério 2: Comprometimento com a perenidade da iniciativa (peso 25%)

Queremos que o tema da Primeira Infância seja inserido, de fato, na grade curricular dos diversos cursos da sua instituição de ensino. Por isso, gostaríamos que a iniciativa possa demonstrar como buscará fazer isso com seu projeto. Pode ser com a apresentação de parceiros externos para o projeto ou contrapartidas da própria instituição de ensino mostrando comprometimento com a iniciativa. 

  • Critério 3: Potencial de impacto da solução apresentada (peso 25%)

Buscamos projetos que tenham alto potencial de impacto positivo para bebês, crianças, seus cuidadores e territórios. Por isso, é importante que possamos compreender quais resultados vocês esperam obter com o projeto e quais mudanças vocês pretendem promover. Explique qual o público-alvo da iniciativa e suas características, as bases teóricas de suas propostas, como os resultados serão acompanhados e mensurados (de forma qualitativa e quantitativa). 

  • Critério 4: Efeito multiplicador (peso 15%)

Gostaríamos que os projetos sirvam de inspiração para outros alunos, professores e instituições de ensino. Na verdade, mais do que inspiração, possam ser um modelo a ser multiplicado. Para tanto, pedimos que vocês planejem e demonstrem como vão registrar as ações do projeto, desde o planejamento até a execução, incluindo lições aprendidas durante o processo para apoiar uma possível replicação por outros grupos.  

  • Critério 5: Inovação (peso 10%)

A Inovação Social pode ser considerada uma solução nova para um problema social que seja mais efetiva, eficiente e sustentável na comparação com as outras opções já existentes. Ela pode ser um produto, processo de produção ou tecnologia (bem como a inovação em geral), mas também pode ser um princípio, uma ideia, uma legislação, um movimento social, uma intervenção ou alguma combinação entre eles. Então, é importante demonstrar como pretendem usar a tecnologia a favor de seu projeto ou como irão desenvolver novas soluções para os problemas existentes na comunidade onde sua instituição de ensino está inserida e/ou ainda como usarão soluções já existentes em outros lugares para resolver estes problemas. 

 

Algumas observações:

→ Informações mais detalhadas sobre cada critério estão apresentadas no regulamento. É muito importante que vocês o leiam com atenção para elaborar e descrever seu projeto.

→ Repare que temos 5 critérios, cada um com um peso, de acordo com a sua prioridade para este Desafio. Se somarmos os pesos chegamos a 100. 

→ Para cada critério, os avaliadores darão nota de 1 a 4. Por exemplo, quando falamos da capacidade de promover a interdisciplinaridade (critério 1), se a iniciativa envolver somente 1 disciplina de 1 curso de graduação, receberá nota 1. Caso tenha mais de uma disciplina, de 3 ou mais cursos de graduação diferentes e mostrar a importância dessa união de saberes, receberá nota 4. Os projetos serão avaliados por dois avaliadores, no mínimo, para garantir diversidade de olhares e áreas técnicas.

→ Para finalizar, como faremos o rankeamento de cada projeto? Utilizaremos a nota de cada critério e multiplicaremos pelo peso que ele tem. 

  • Critério 1 (peso 25%): nota 4 >> 4 x 0,25 = 1,00
  • Critério 2 (peso 25%): nota 2 >> 2 x 0,25 = 0,50
  • Critério 3 (peso 25%): nota 3 >> 3 x 0,25 = 0,75
  • Critério 4 (peso 15%): nota 3 >> 3 x 0,15 = 0,45

Leituras relacionadas

Remodal